terça-feira, 16 de março de 2010

Tarot de Dave Makean !!!!!!!!!

Dave McKean nascem em 1963, na cidade de Taplow , na Inglaterra.

Seu interesse pelos quadrinhos, além de outras artes, veio por parte de seu pai, funcionário de uma empresa aérea que desenhava nas horas vagas e era um assíduo fã de jazz, além de tocar piano. Apesar da família perder seu talentoso patriarca logo cedo, Dave tentou continuar o mesmo interesse do pai nos anos que se seguiram.

Estudou na Berkshire College of Art and Design de 1982 a 1986. Foi nesse período que seu interesse pelos quadrinhos, e não só pela ilustração, começou a ser acentuado. Devido a trabalhos de José Muños e Bill Sienkiewicz , Mckean percebeu que era possível conjugar várias técnicas para se contar uma história. Já tinha a noção de que uma imagem vale mais que mil palavras, mas o desejo de experimentar novas técnicas não o impediram de imaginar como ficariam essas imagens se seguissem um roteiro. Esse interesse tomou mais força quando conheceu seu melhor parceiro profissional: o então promissor roteirista Neil Gaiman . Com o novo amigo, chegou a produzir a série Violent Cases , que lhe abriu as portas para uma carreira com quadrinhos tanto dentro de seu país (na revista 2000 AD ) quanto internacionalmente (via DC Comics americana).

Juntamente com Gaiman, McKean surpreenderia com sua arte inovadora nas capas da revista Sandman (todas as capas dos 75 números) além de muitos especiais e minisséries. Apesar de seu tipo de arte parecer ser mais adequado para ilustrações de capas (que, além de Sandman , abrilhantaram edições das revistas Hellblazer e The Dreaming ), provou que também era possível quadrinizá-las, como visto na fantástica minissérie Orquídea Negra . Longe de parecer algum tipo de trabalho modernoso, acabou agradando o grande público. Sucesso esse que chegou ao máximo quando ilustrou todo o especial chamado Arkham Asylum , onde colocou um clima claustrofóbico em uma história que mostra o herói Batman adentrando o famoso hospício para criminosos insanos, em um roteiro escrito pelo escocês Grant Morrison .





r

Um comentário:

Marcela Reinhardt disse...

bah, afudê estas cartas... depois quero ver todas sim...
só não vou imprimir não como tu sugeriu... mas achei elas muito bonitas mesmo!